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2 Sumário Sobre os autores...13 Introdução...14 Interface com o usuário Usabilidade e ergonomia Engenharia de usabilidade Este livro Parte I Conhecimentos...23 Capítulo 1 Princípios ergonômicos para Interfaces Humano-Computador IHC Heurísticas de usabilidade Regras de Ouro Princípios de Diálogo Critérios ergonômicos A condução A carga de trabalho O controle explícito A adaptabilidade A gestão de erros A homogeneidade/coerência O significado dos códigos e denominações A compatibilidade Conjunto integrador de critérios, princípios, regras e heurísticas Compromisso entre critérios Referências bibliográficas Capítulo 2 Recomendações ergonômicas para IHC Comportamentos de uma interface Comportamentos elementares Comportamentos estruturados Objetos de interação Painéis de controle Objetos para manipulação Objetos para seleção Objetos para edição
4 Sumário 9 Parte II Métodos e técnicas Capítulo 4 O ciclo da engenharia de usabilidade O envolvimento do usuário no projeto Envolvimento informativo Envolvimento consultivo Envolvimento participativo O ciclo da engenharia da usabilidade (Mayhew) Análise de requisitos Projeto, testes e implementação Instalação O ciclo da engenharia de usabilidade e as abordagens para desenvolvimento de software O Processo unificado da Rational Abordagem ágil Conclusão Referências bibliográficas Capítulo 5 Técnicas de análise contextual Técnicas de análise Entrevistas tradicionais Entrevistas contextuais Questionários de perfil e de uso Questionários de satisfação Observação do usuário Diários Análise do trabalho Análise dos competidores Grupos de discussões - Focus groups Técnicas de especificação Especificação de requisitos de usabilidade Cenários de uso Personas Conclusões Referências bibliográficas Capítulo 6 As técnicas de concepção Técnicas de geração e organização de ideias Brainstorming tempestade de ideias Card sorting arranjo de cartas Diagramas de afinidade
5 10 Ergonomia e Usabilidade 6.2 Técnicas de concepção Storyboard narrativa gráfica Maquetes protótipos em papel Prototipagem rápida Técnicas de modelagem de interfaces The Bridge projeto de IHC orientado a objetos Usage-centered design projeto de IHC centrado no uso Considerações sobre o projeto de IHC Referências bibliográficas Capítulo 7 As técnicas de avaliação Problema de ergonomia e de usabilidade Contexto de operação e exigências sobre a usabilidade Tipos de problemas de usabilidade Avaliações da ergonomia das interfaces Avaliações analíticas Avaliações heurísticas Inspeções de ergonomia por meio de listas de verificação Percurso cognitivo (Cognitive Walkthrough) Inspeções preventivas de erros Avaliações da usabilidade das interações Testes de usabilidade Análise de dados de log Compromisso e associações entre técnicas Projeto de avaliação e plano de testes Referências bibliográficas Parte III Tecnologias e aplicações Capítulo 8 Ergonomia e usabilidade da interação móvel Experiência móvel e usabilidade Contexto da interação móvel Computadores de mão Características físicas dos computadores de mão Princípios para o projeto da interação móvel Testes de usabilidade móvel Testes realizados no laboratório Testes realizados em campo Novas perspectivas para os testes de usabilidade móvel Conclusão Referências bibliográficas
6 Sumário 11 Capítulo 9 Ergonomia e usabilidade da TV digital interativa TV Digital com usabilidade O contexto de uso da TVDi Diferenças entre assistir à TV e usar computadores Plataformas de transmissão e recepção Tipos de programas e aplicações Princípios e recomendações ergonômicas Ciclo de produção para a TVDi Estudo de aplicação: usabilidade para o SBTVD Análise do contexto Análise dos competidores Elaboração de um guia de recomendações Definição de um modelo conceitual Construção de protótipos Avaliação e teste do protótipo Conclusões Referências bibliográficas Capítulo 10 Usabilidade e Jogabilidade: Interação Humano-Computador em videogames IHC de Videogames Contexto da Interação em Videogames Projetos de videogames Estudo de Caso: Age of Empires II: Age of Kings Estudo de Caso: Avaliação de Usabilidade e Jogabilidade do Taikodom. 342 Tarefa No 4: Explorar o universo multiplayer do Taikodom Princípios para o Projeto da Interação com Videogames Avaliações de Jogabilidade e Usabilidade Dicas gerais Testando Usabilidade Testando Jogabilidade Conclusão Referências Parte IV Conhecimentos fundamentais Capítulo 11 A experiência do usuário Usabilidade e emoção Hedonomia e prazer Experiência do usuário Projeto e avaliação da experiência do usuário Conclusão Referências bibliográficas
CI751 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Avaliação: usabilidade, acessibilidade... Roberto Pereira rpereira@inf.ufpr.br Artigo Revisão de Literatura 1. Ver descrição do trabalho
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Especializado UI/UX Design Formato do curso: Presencial e Live Training Preço: 785 Nível: Iniciado Duração: 66 horas Aumentar a satisfação dos utilizadores, melhorando a usabilidade, acessibilidade e proporcionando
INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE Objectivo Caracterizar os elementos principais da engenharia de usabilidade para o adequado desenho de interfaces de usuário. Conteúdo Objectivos da usabilidade.
MARTINS, Suzana Barreto. O conforto no vestuário: uma interpretação da ergonomia. Metodologia para avaliação de usabilidade e conforto no vestuário. Florianópolis, 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina.
_____. Ergonomia e usabilidade: princípios para projeto de produtos de moda e vestuário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 14º, 2006, Curitiba. Anais do 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia. Curitiba: ABERGO, 2006. CD-ROM.
Este estudo versa sobre a usabilidade no website da Biblioteca Digital Domínio Público. A temática reflete acerca da relevância do acesso e uso das informações apresentadas nesse ambiente através da aplicação de critérios de análise da usabilidade dessas informações. Visa identificar possíveis fragilidades e sugerir melhorias com o propósito de favorecer a disponibilização do acervo informacional do Domínio Público, que é de suma importância para a história da civilização e contribui para o incentivo à leitura e o aprendizado, possibilitando acesso democrático à informação. Isto posto, objetiva-se analisar a Biblioteca Digital Domínio Público frente aos processos e critérios de usabilidade. Como metodologia, aplicou-se critérios de usabilidade, tais como Lista de verificação e Guia de recomendação, para subsidiar a utilização de métodos heurísticos de avaliação baseados em graus de severidade dos problemas encontrados. Os resultados apontam que o website apresenta aspectos positivos e negativos quanto à ergonomia e usabilidade do espaço. Foram identificados 16 problemas de usabilidade: 4 (quatro) de alta prioridade, 6 (seis) de média prioridade e outros 6 (seis) de baixa prioridade de correção. Infere-se ser necessário que o website corrija as falhas encontradas e busque aprimorar cada vez mais seus produtos e serviços, de modo a permitir o acesso plural e flexível à comunidade. 153554b96e
https://www.vpra.ca/forum/questions-answers/rambo-movie-download-in-tamil-13